A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.
Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior. –
Leatrice Eiseman
Diretora Executiva, Pantone Color Institute
A inauguração, que aconteceu na Artechouse em Miami Beach na quinta-feira, também ofereceu a primeira olhada na exposição “Magentaverse”. É o quarto ano que o local para arte experiencial impulsionada pela tecnologia criou uma experiência imersiva celebrando a cor Pantone do ano.
06/12/2022POR REDAÇÃONOTÍCIASPANTONE ANUNCIA COR DE 2023 COM EXPOSIÇÃO DE ARTE
A Pantone revelou sua cor do ano para 2023: um tom de rosa batizado de Viva Magenta. A cor está ligada às ideias de otimismo, experimentação e auto-expressão desenfreada, de acordo com a consultoria de cores Pantone.
“À medida que os mundos virtuais se tornam uma parte mais proeminente de nossas vidas diárias, procuramos nos inspirar na natureza e no que é real”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em um comunicado. “PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”.
“Enraizada no primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original”, acrescentou ela. “Invocando as forças da natureza, galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir a nossa força interior.”
A inauguração, que aconteceu na Artechouse em Miami Beach na quinta-feira, também ofereceu a primeira olhada na exposição “Magentaverse”. É o quarto ano que o local para arte experiencial impulsionada pela tecnologia criou uma experiência imersiva celebrando a cor Pantone do ano.
A exposição foi projetada para ser “uma experiência que destaca a notável sensação de vivacidade e energia da cor”, disse Tati Pastukhova, co-fundadora e diretora executiva da Artechouse, em um comunicado. “Para fazer pleno uso de todas as suas possibilidades, tivemos que considerar a visão, o som e o tato.”
O resultado final incorpora imagens em tons de magenta capturadas pelo telescópio espacial James Webb da NASA e outras imagens do espaço sideral dos arquivos da agência espacial em um túnel de LED animado. Utilizando uma técnica de sonificação empregada pela NASA, a instalação transforma as imagens em som.
Outros toques de alta tecnologia incluem um sensor LIDAR que os visitantes que exploram o espaço ativarão, acionando a visualização dos dados em tempo real. E para criar a rodada inicial de imagens para representar a cor, a Pantone empregou a ferramenta generativa de IA Midjourney.