Muitas vezes as pessoas têm a falsa ideia de que identidade visual é um nome mais sofisticado para o logotipo da empresa. O que não é verdade. O logotipo faz sim parte da Identidade Visual da marca, mas ela não se limita a isso.
Podemos definir a Identidade Visual de uma empresa como um conjunto de itens e elementos de design que contempla vários itens, como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores, as imagens e também alguns aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos, que são utilizadas nos materiais de comunicação da empresa para individualizar, identificar ela e auxiliar na transmissão de seus valores, mensagens e diferenciais.
A partir desses elementos é desenvolvido um manual de marca e identidade visual. Trata-se de um documento que irá nortear os designers para que a marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos (institucionais e comerciais), no site, nas redes sociais, em placas e fachadas, no uniforme dos funcionários, nos veículos e em qualquer ponto de contato que a marca tenha com seus stakeholders.
Qual a importância de desenvolver uma identidade visual?
A identidade visual é o que gera o primeiro impacto no público. É por meio dela que seus clientes e prospects entenderão, ainda que de forma subjetiva, todos os principais valores de uma marca, como a mensagem, a personalidade, o arquétipo e o posicionamento da organização. Por isso, podemos afirmar que uma identidade bem construída é a força e segurança da marca.
Para você entender melhor essa importância, pense em marcas famosas, como McDonald ‘s, Apple ou Nike. A maioria das pessoas pode reconhecê-la apenas pelo logo e suas cores. Essas empresas não precisam sequer manter seu nome próximo ao design.
E se formos além dessas grandes cases mundiais de branding e olharmos para marcas nacionais, com as quais temos maior relação, podemos perceber que boa parte do público alvo consegue saber que aquele comercial de televisão é do Itaú ou da Coca Cola mesmo antes da marca aparecer. A identificação do público com uma identidade visual bem feita e bem trabalhada é forte e espontânea.
Agora, para construir uma identidade visual de sucesso, é preciso ter alguns cuidados além de escolher as cores, letras e formas que mais traduzem seu negócio. É preciso imprimir nela também os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia da segmentação de marketing, construir o branding e ter alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios onde a marca está inserida.
Fonte: Ponto Design